Evolução da abordagem terapêutica da miopia na Argentina: mapa terapêutico 2023

Autores

  • Rodolfo Aguirre Consultorio Oftalmológico Dr. Rodolfo Aguirre, Coronel Suárez, Buenos Aires, Argentina
  • María Marta Galán Hospital de Niños Sor María Ludovica, La Plata, Buenos Aires, Argentina
  • Abel Szeps Hospital Posadas, El Palomar, Buenos Aires, Argentina
  • Leonardo Fernández Irigaray Consultorio Oftalmológico Dr. Leonardo Fernández Irigaray, Buenos Aires, Argentina
  • Carlos Kotlik Hospital Notti, Mendoza, Mendoza, Argentina
  • Gabriela Rodríguez Consultorio Oftalmológico Dra. Gabriela Rodríguez, Buenos Aires, Argentina
  • Rafael Iribarren Consultorios Oftalmológicos Doctores Iribarren, Buenos Aires, Argentina. Fundación Retina, Buenos Aires, Argentina
  • Grupo de Estudio de Miopía de la Sociedad Argentina de Oftalmología Infantil (SAOI) Grupo de Estudio de Miopía de la Sociedad Argentina de Oftalmología Infantil (SAOI)

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v17.n02.322

Palavras-chave:

miopia, abordagem terapêutica, práticas preferenciais, saúde pública

Resumo

Objetivo: Considerando que a miopia se tornou uma pandemia, este estudo tem como objetivo analisar a abordagem terapêutica que ela teve na Argentina a partir de uma pesquisa realizada em 2023.

Métodos: Estudo transversal baseado em pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudo de Miopia de Argentina com perguntas divulgadas nas redes do Conselho Argentino de Oftalmologia (CAO). As perguntas foram feitas com o objetivo de obter dados da prática profissional em relação aos novos tratamentos disponíveis baseados em evidências científicas para o controle da progressão da miopia na infância.

Resultados: Em 2023, foram obtidas 283 respostas de um universo de mais de 5.000 oftalmologistas cadastrados no CAO. Detectou-se que a atropina super diluída foi a opção mais utilizada por 79,7% dos oftalmologistas pediátricos e 52,7% dos oftalmologistas gerais. As recomendações de atingir pelo menos 2 horas de exposição diária ao ar livre são utilizadas por 100% dos oftalmologistas pediátricos e 97,1% dos oftalmologistas gerais. A redução do tempo de atividades próximas foi sugerida por 100% dos oftalmologistas pediátricos e 42,8% dos oftalmologistas gerais.

Conclusões: A abordagem terapêutica da miopia aproxima-se das recomendações consensuais. O Grupo de Estudo da Miopia sugere a definição de programas de apresentação de evidência científica à comunidade médica através de diversos meios, de forma a otimizar os resultados na prevenção da miopia a longo prazo.

Publicado

2024-07-04

Como Citar

[1]
Aguirre, R., Galán, M.M., Szeps, A., Fernández Irigaray, L., Kotlik, C., Rodríguez, G., Iribarren, R. e (SAOI), G. de E. de M. de la S.A. de O.I. 2024. Evolução da abordagem terapêutica da miopia na Argentina: mapa terapêutico 2023. Oftalmología Clínica y Experimental. 17, 02 (Jul. 2024). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v17.n02.322.

Edição

Secção

Artículos Originales

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>