Prevalence of myopia, outdoor exposure and screen time at university entrance in Bahía Blanca urban environment

Autores

  • Adriana Cecilia Borelli Secretariat of Health of Bahía Blanca, Bahía Blanca, Argentina
  • Ignacio Buffone Secretariat of Health of Bahía Blanca, Bahía Blanca, Argentina
  • Ezequiel Jouglard National University of the South, Bahía Blanca. Argentina
  • Ayelén Mérida National University of the South, Bahía Blanca. Argentina
  • Walter Villalba National University of the South, Bahía Blanca. Argentina
  • Rafael Iribarren Doctors Iribarren Eye Consultants, Buenos Aires, Argentina. Retina Foundation, Buenos Aires, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v17.n02.321

Palavras-chave:

miopia, ambiente, telas, leitura

Resumo

Objetivo: A miopia é uma das principais causas do uso de óculos em estudantes universitários. Os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento são o tempo de tela, a leitura e a exposição ao ar livre. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência da miopia em estudantes universitários da cidade de Bahía Blanca e estabelecer se a exposição ao ar livre, o uso de telas e a leitura estão relacionados à miopia.

Material e métodos: Trata-se de um estudo descritivo transversal. Foram incluídos alunos que ingressaram na universidade em 2022. Foi realizada uma triagem visual e preenchido um formulário para determinar a exposição ao ar livre, leitura e telas. Aqueles que não superaram o teste de acuidade visual foram encaminhados para exame oftalmológico. Calculou-se a prevalência de miopia e utilizou-se regressão logística binária para determinar a associação dos fatores de exposição.

Resultados: No total, 413 universitários foram avaliados com testes de acuidade visual. Compareceram para diagnóstico 115 alunos que não passaram no teste de acuidade visual, onde 95 apresentavam miopia. A prevalência de miopia foi de 27,2% (IC 95%=22,9-31,5%). O OR para exposição ao ar livre foi menor que 1, enquanto para telas e leitura foi maior que 1, embora os resultados não tenham sido estatisticamente significativos.

Conclusões: Foi demonstrada uma prevalência moderada de miopia. A exposição ao ar livre foi alta em comparação com outros estudos. Nenhuma associação de miopia com fatores de exposição foi encontrada.

Publicado

2024-07-04

Como Citar

[1]
Borelli, A.C., Buffone, I., Jouglard, E., Mérida, A., Villalba, W. e Iribarren, R. 2024. Prevalence of myopia, outdoor exposure and screen time at university entrance in Bahía Blanca urban environment. Oftalmología Clínica y Experimental. 17, 02 (Jul. 2024). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v17.n02.321.

Edição

Secção

Artículos Originales

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>