Axial length changes with diffusion optics multiple segments (DOMS) spectacles for myopia control
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v16.n02.228Palavras-chave:
miopia, tecnologia, óculos DOT e DOMSResumo
Objetivo: Avaliar as mudanças no comprimento axial a curto prazo após o uso de óculos especialmente projetado com redução de contraste periférico.
Métodos: Foi realizado um estudo piloto no qual foram avaliados indivíduos usuários de óculos especiais com modulação de contraste periférico e zona central com correção de miopia distante. Durante o experimento os sujeitos leram um livro com letras pretas sobre fundo branco no computador com a mesma luz em dois períodos: um com os óculos usuais e o segundo com os especiais. Antes e depois desses períodos, foram feitas 10 medições do comprimento axial do olho direito com o biômetro Lenstar 900 e calculada a média com três casas decimais.
Resultados: Oito sujeitos, com idade média de 22,3 ± 5,5 anos, participaram deste estudo. O equivalente esférico médio de seu olho direito foi de -2,31 ± 1,06 dioptrias. Uma diferença significativa de +16,1 mícrons de aumento do comprimento axial da linha de base foi observada ao ler com a graduação usual durante o primeiro período de 40 minutos. Quando os sujeitos leram na mesma situação com o telescópio modulador de contraste, a mudança do comprimento axial foi significativamente revertida, encurtando em -9,2 mícrons (p<0,001 e p=0,002, respectivamente teste t de Student).
Conclusões: A diminuição do comprimento axial com os óculos testados neste estudo pode ser devido ao espessamento da coróide. Como o desenvolvimento da miopia para quando a coroide engrossa, esses óculos podem ser testados para controle da miopia em um ensaio clínico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Consejo Argentino de Oftalmología
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.