Myopic fundus changes in adult-onset moderate myopia

Autores

  • Rafael Iribarren Drs. Iribarren Eye Consultants, Buenos Aires, Argentina
  • María Marta Galán Children’s Hospital Ophthalmology Department, La Plata, Argentina
  • Jos Rozema Visual Optics Lab Antwerp (VOLANTIS), Faculty of Medicine and Health Sciences, Antwerp University, Wilrijk, Belgium. Department of Ophthalmology, Antwerp University Hospital, Edegem, Belgium

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n3.176

Palavras-chave:

maculopatia míope, miopia moderada, biometria ocular, comprimento axial

Resumo

Objetivo: Mostrar um caso de miopia moderada com início na vida adulta que desenvolveu maculopatia míope em ambos os olhos. Este relatório mostra que uma pessoa com miopia moderada ainda pode desenvolver maculopatia miópica devido a uma combinação de um comprimento axial longo e uma lente de baixa potência que produz uma refração miópica menor do que o esperado para esse comprimento axial.

Relato de Caso: Homem de 67 anos apresentou-se pela primeira vez para exame oftalmológico em 2021 com miopia moderada. Ele relatou ter boa visão de longe e de perto em sua juventude, mas depois, aos 30 anos, começou a ter problemas de visão de longe. Ele foi inicialmente prescrito para baixo astigmatismo para o olho direito, mas sua visão de longe se degradou lentamente a ponto de precisar de óculos de maior potência com o passar dos anos. Seu erro refrativo em 2021 foi de -3,25 D, -2,00 D a 90° (OD) e -3,25 D (OS) com melhor acuidade visual corrigida de 20/30 (OD) e 20/20 (OS). Sua biometria ocular mostrou um olho mais longo que o normal com uma córnea quase normal e uma lente de baixa potência. Em ambos os olhos, o fundo de olho apresentava degenerações míopes típicas, principalmente atrofia peripapilar. O exame após dilatação pupilar mostrou opacidade nuclear leve grau 1 bilateral (LOCS III) sem opacidades corticais ou subcapsulares.

Conclusões: Este sujeito com miopia moderada de início na idade adulta provavelmente desenvolveu maculopatia míope porque seu olho era mais longo do que o normal durante a emetropização devido a uma lente de baixa potência.

Publicado

2022-09-19

Como Citar

[1]
Iribarren, R., Galán, M.M. e Rozema, J. 2022. Myopic fundus changes in adult-onset moderate myopia. Oftalmología Clínica y Experimental. 15, 3 (Set. 2022). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n3.176.

Edição

Secção

Casos Clínicos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>