Efetividade da trabeculoplastia com laser de diodo micropulso em pacientes sem tratamento prévio: estudo retrospectivo com seguimento de 12 meses
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n3.167Palavras-chave:
trabeculoplastia com laser de diodo micropulso, MDLT, glaucoma primário de ângulo abertoResumo
Introdução: A trabeculoplastia a laser de diodo micropulso (MDLT, por suas siglas em inglês) é utilizada no tratamento do glaucoma de ângulo aberto desde 2005. Até o momento, a eficácia da MDLT em 360 graus das trabéculas não foi avaliada em pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto sem tratamento prévio.
População e método: Foi realizado um estudo observacional retrospectivo em pacientes atendidos no serviço de Oftalmologia do Instituto de la Visión Cerro de Córdoba, Argentina. Vinte e nove olhos sem tratamento com glaucoma primário foram avaliados de julho de 2018 a julho de 2019. A pressão intraocular foi medida antes do tratamento com MDLT e aos sete dias, um mês, três, seis e doze meses após o tratamento. Por sua vez, avaliou-se a necessidade de incorporação de medicamentos.
Resultados: A pressão intraocular aos 12 meses teve redução de 26,83%. Cinco olhos tiveram que iniciar tratamento tópico hipotensor porque seus valores de PIO não estavam dentro dos desejados.
Conclusões: O tratamento com MDLT é um tratamento útil em pacientes sem tratamento com glaucoma primário de ângulo aberto.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Consejo Argentino de Oftalmología
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.