Nuevos anteojos para control de la miopía
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.156Palavras-chave:
miopia, óculos de adição periféricaResumo
Dois ensaios clínicos aleatórios recentes mostraram bons resultados no controle da progressão da miopia em crianças com óculos DIMS (Defocus Incorporated Multiple Segments) e HALT (Highly Aspherical Lenslet Target). Nesses óculos, as lentes são posicionadas em torno de uma zona central clara de 9 mm para visão à distância.
Esses designs sofisticados de óculos exigem uma produção industrial complexa, tornando-os mais caros do que as lentes asféricas de visão simples. Em países como a Argentina, os custos desses óculos fariam com que poucas crianças com miopia pudessem acessá-los e, portanto, não conseguiriam deter a progressão da miopia, algo que hoje é considerado essencial.
Os autores propõem que esses óculos especiais possam ser substituídos por lentes mais simples cortadas em laboratórios ópticos convencionais que tenham potencial para gerar superfícies ópticas multifacetadas ou altamente asféricas. Seria necessário apenas gerar lentes com uma seção central clara de “visão distante” para a necessária correção da miopia, uma pequena zona de transição e uma zona periférica mais asférica ou hiperasférica que produza um borrão míope semelhante ao produzido pelo projeto das lentes especiais previamente testadas. Também poderiam ser desenvolvidas lentes diferentes que produzem um borrão da retina periférica por meio de pontos de laser que simulam os efeitos das placas de Bangerter. Testar a progressão da miopia com esses dispositivos poderia ser feito facilmente se organizações não governamentais – ou mesmo governos preocupados com a epidemia de miopia na Ásia – participassem de ensaios clínicos randomizados desses óculos mais baratos para controle da miopia.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Consejo Argentino de Oftalmología
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.