Consenso sobre el manejo de la miopía en la edad de progresión

Autores

  • Rafael Iribarren Consultorio Dres. Iribarren, Buenos Aires, Argentina
  • María Marta Galán Exjefe del Departamento de Oftalmología del Hospital de Niños, La Plata, Argentina
  • Abel Szeps Hospital Posadas, El Palomar, provincia de Buenos Aires, Argentina
  • Leonardo Fernández Irigaray Servicio de Estrabismo y Oftalmología Infantil de la Clínica de Ojos Dr. Nano, San Miguel, Argentina
  • Carlos Kotlik Hospital Pediátrico Dr. Humberto Notti, Mendoza, Argentina
  • Gabriela Rodríguez Consultorio Dra. Gabriela Rodríguez, Buenos Aires, Argentina
  • Rodolfo Aguirre Consultorio Dr. Rodolfo Aguirre, Coronel Suárez, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.142

Palavras-chave:

miopia, prevenção, tratamento, atropina, meio ambiente

Resumo

Objetivo: Desenvolver um consenso sobre a gestão da miopia na idade de progressão. 
Materiais e métodos: O Grupo de Estudos de Miopia da Sociedade Argentina de Oftalmologia Infantil avaliou as evidências científicas disponíveis em agosto e setembro de 2021 para desenvolver uma série de perguntas sobre o diagnóstico, acompanhamento, prevenção e tratamento da miopia em idade de progressão. Em outubro de 2021, as perguntas foram enviadas em formato eletrônico para 40 especialistas da Argentina e as respostas foram posteriormente analisadas de forma mascarada, considerando que houve consenso para cada pergunta quando 80% dos respondentes concordaram. 
Resultados: Obteve-se consenso sobre a inclusão na história clínica de antecedentes comportamentais e ambientais relacionados às tarefas de visão de perto e exposição ao ar livre, regulando a primeira e promovendo a segunda. Também se obteve consenso sobre a importância de estudos complementares em casos de surgimento precoce da miopia, alta miopia ao diagnóstico, progressão acelerada, sinais de atrofia em fundo de olho e astigmatismo alto. Por último, foi consenso a realização de seguimento mínimo de 2 consultas anuais e o uso de tratamento farmacológico com atropina 0,01% (ou 0,05% para casos refratários ou miopia elevada), que deveria ser descontinuado gradativamente e não antes dos 18 anos de idade. 
Conclusão: Como resultado das evidências científicas analisadas por um comitê de especialistas, foi desenvolvido um consenso sobre a gestão da miopia na idade de progressão, com ênfase em que atualmente existem múltiplas ferramentas para estabelecer o diagnóstico, otimizar o acompanhamento, realizar tratamento e tomar medidas preventivas, além de óculos graduados. 

Publicado

2022-06-15

Como Citar

[1]
Iribarren, R., Galán, M.M., Szeps, A., Fernández Irigaray, L., Kotlik, C., Rodríguez, G. e Aguirre, R. 2022. Consenso sobre el manejo de la miopía en la edad de progresión. Oftalmología Clínica y Experimental. 15, 2 (Jun. 2022). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.142.

Edição

Secção

Artículos Originales

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>