Demoras en el diagnóstico de penfigoide de la membrana mucosa ocular
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n3.164Palavras-chave:
atraso diagnóstico, penfigoide, olho seco, alergia ocular, obstrução de vias lacrimaisResumo
Objetivo: Avaliar o tempo de diagnóstico definitivo de penfigoide das membranas mucosas oculares (PMMO) em um entorno clínico de pacientes ambulatórios de olho seco.
Métodos: Foi realizado um estudo transversal baseado em inquéritos, utilizando questionários autoaplicáveis a uma série de pacientes consecutivos em segundas consultas com diagnóstico de PMMO confirmado por biópsia conjuntival. Questionou-se o tempo decorrido desde o início dos sintomas e o número de médicos que cada paciente consultou antes de chegar ao diagnóstico. Em seguida, foi realizado o exame clínico.
Resultados: A amostra foi composta por 90 sujeitos com média de idade de 60,6 ± 11 anos, onde as mulheres eram 84,4%. Os indivíduos relataram um atraso no diagnóstico de cerca de 4,6 ± 3,5 anos. Além disso, os pacientes relataram que iniciaram os sintomas 5,9 ± 3,5 anos antes do diagnóstico, tendo consultado em média 5 oftalmologistas diferentes antes do diagnóstico definitivo (média de 4,9 ± 2,8 oftalmologistas, variação entre 1 e 20). Os diagnósticos oftalmológicos prévios mais frequentes com que se apresentaram à nossa clínica foram: alergia ocular (96,7%), olho seco (96,7%) e obstrução do canal lacrimal (40%). Ressalta-se que 46,7% relataram ter sofrido de aftas na mucosa oral e 36% apresentaram rosácea na pele como sinais extraoculares que sugerem o diagnóstico de PMMO.
Conclusão: Há muitos anos de atraso desde o início dos sintomas até o diagnóstico definitivo de PMMO.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Consejo Argentino de Oftalmología
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.