Ojo seco y depresión en un consultorio de superficie ocular

Autores

  • Alejandro Aguilar Consultorio de Superficie Ocular Dr. Aguilar, San Isidro, Buenos Aires, Argentina
  • Fernanda Girado Consultorio de Superficie Ocular Dr. Aguilar, San Isidro, Buenos Aires, Argentina
  • Julia Tau Departamento de Patología, Facultad de Medicina, Universidad de Buenos Aires, Argentina
  • Alejandro Berra Departamento de Patología, Facultad de Medicina, Universidad de Buenos Aires, Argentina
  • Rafael Iribarren Consultorio Dres. Iribarren, Buenos Aires, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.146

Palavras-chave:

olho seco, depressão, penfigóide ocular

Resumo

Objetivo: Avaliar sintomas de depressão e sintomas de olho seco em um ambiente clínico de pacientes ambulatoriais com olho seco.
Métodos: Este estudo envolveu pacientes consecutivos que visitaram um dos autores (AA), um oftalmologista clínico especializado em patologias da superfície ocular. Os sujeitos eram pacientes de segunda vez com diagnóstico definido em consultas anteriores. O oftalmologista realizou o exame de olho seco usual e os sujeitos preencheram voluntariamente uma pesquisa de autoavaliação de sintomas oculares, fatores ambientais e uma escala de depressão. O pesquisador esteve mascarado respeito das respostas do questionário. 
Resultados: A média de idade da amostra de 105 sujeitos foi de 60,1 ± 13,4 anos e 86 eram mulheres (81,9%). 6,7% da amostra apresentou diagnóstico de depressão e 18,1% tinha suspeita de depressão. 62,9% da amostra avaliada relataram sintomas de olho seco. Não houve associação entre sintomas e menisco lacrimal diminuído. A regressão logística mostrou associação estatística entre menisco diminuído e coloração verde de lissamina (p<0,001). Verificou-se que pessoas com menisco normal apresentaram maior pontuação de depressão (p=0,033) e seu percentual de suspeita de depressão chegou a 29,2%. 
Conclusão: A sintomatologia não está relacionada com a gravidade dos sinais objetivos de olho seco. Entre os pacientes consultados por olho seco, o achado de menisco normal foi associado à depressão. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2022-06-15

Edição

Secção

Artigos Originais

Como Citar

[1]
2022. Ojo seco y depresión en un consultorio de superficie ocular. Oftalmología Clínica y Experimental. 15, 2 (Jun. 2022). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.146.

Artigos Similares

1-10 de 270

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>