Avaliando possíveis barreiras e facilitadores para a implementação de um programa de tele-screening de retinopatia diabética na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v13.n3.29Palavras-chave:
telemedicina, programas de rastreamento, retinopatia diabética, glaucoma, cegueira, Argentina, La Pampa (província)Resumo
RESUMO
Objetivo: Os programas de tele-screening tem demostrado ser eficientes para diminuir a cegueira em muitos países do mundo. Porém, existem muitas dificuldades que influenciam diretamente em sua execução. O objetivo deste estudo foi identificar barreiras e facilitadores para a implementação de um programa de tele-screening de retinopatia diabética em uma zona rural da Argentina.
Métodos: realizou-se um estudo qualitativo através de entrevistas não estruturadas com a equipe de atenção médica da província de La Pampa. Para identificar barreiras e facilitadores do programa se formou um quadro consolidado para a pesquisa de implementação.
Resultados: Os principais facilitadores encontrados foram: contar com um exame de retina simples, ter uma estrutura de atenção médica organizada e buscar a decisão política para a implementação do programa. Dentro das maiores barreiras foram encontradas: a sobrecarga de trabalho, os altos custos iniciais e a rejeição cultural para a teleoftalmologia.
Conclusão: Antes de implementar um programa de tele-screening devem-se avaliar os possíveis obstáculos e facilitadores que implica. Recomenda-se obter apoio político e fazer frente as barreiras culturais antes de sua implementação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.