Avaliando possíveis barreiras e facilitadores para a implementação de um programa de tele-screening de retinopatia diabética na Argentina

Autores

  • Tomás Ortiz Basso Hospital Italiano de Buenos Aires, Argentina.
  • Ariel Paladini Dirección de Atención Primaria y Gestión Sanitaria, Ministerio de Salud de La Pampa, Santa Rosa, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v13.n3.29

Palavras-chave:

telemedicina, programas de rastreamento, retinopatia diabética, glaucoma, cegueira, Argentina, La Pampa (província)

Resumo

RESUMO
Objetivo: Os programas de tele-screening tem demostrado ser eficientes para diminuir a cegueira em muitos países do mundo. Porém, existem muitas dificuldades que influenciam diretamente em sua execução. O objetivo deste estudo foi identificar barreiras e facilitadores para a implementação de um programa de tele-screening de retinopatia diabética em uma zona rural da Argentina.
Métodos: realizou-se um estudo qualitativo através de entrevistas não estruturadas com a equipe de atenção médica da província de La Pampa. Para identificar barreiras e facilitadores do programa se formou um quadro consolidado para a pesquisa de implementação.
Resultados: Os principais facilitadores encontrados foram: contar com um exame de retina simples, ter uma estrutura de atenção médica organizada e buscar a decisão política para a implementação do programa. Dentro das maiores barreiras foram encontradas: a sobrecarga de trabalho, os altos custos iniciais e a rejeição cultural para a teleoftalmologia.
Conclusão: Antes de implementar um programa de tele-screening devem-se avaliar os possíveis obstáculos e facilitadores que implica. Recomenda-se obter apoio político e fazer frente as barreiras culturais antes de sua implementação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-09-18

Edição

Secção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Ortiz Basso T, Paladini A. Avaliando possíveis barreiras e facilitadores para a implementação de um programa de tele-screening de retinopatia diabética na Argentina. Oftalmol. clín. exp. 2020;13(3). doi:10.70313/2718.7446.v13.n3.29

Artigos Similares

1-10 de 338

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.