Complicação de ceratocone em paciente pediátrico
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n3.175Palavras-chave:
ceratocone, crosslinking, hidropisia, complicações, criançasResumo
Objetivo: Apresentar um caso clínico de hidropisia aguda em paciente pediátrico com ceratocone e descrever seu manejo.
Caso clínico: Paciente de sexo feminino, 13 anos, que consultou por diminuição da acuidade visual. O exame oftalmológico revelou diminuição da acuidade visual em ambos os olhos e afinamento corneano, estrias de Vogt e anel de Fleischer em ambos os olhos. Associado aos dados topográficos e à paquimetria, o quadro foi interpretado como ceratocone e optou-se por realizar o tratamento de crosslinking no olho direito. Às 72 horas apresentou hidropisia no olho esquerdo e um mês depois, quadro semelhante no direito. Ele está atualmente na lista de espera para um transplante de córnea devido a leucomas centrais.
Conclusão: Crosslinking é um tratamento de suporte para ceratocone, mas sua implementação e eficácia pediátrica ou puberal podem ser diferentes como neste caso.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Consejo Argentino de Oftalmología
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.