Complicação de ceratocone em paciente pediátrico

Autores

  • Camila Sacks Servicio de Oftalmología, Hospital General de Agudos Dr. Ignacio Pirovano, Buenos Aires, Argentina.
  • Antonio Villalobos Servicio de Oftalmología, Hospital General de Agudos Dr. Ignacio Pirovano, Buenos Aires, Argentina.
  • Alan Grunberg Servicio de Oftalmología, Hospital General de Agudos Dr. Ignacio Pirovano, Buenos Aires, Argentina.
  • Sebastián Simonetti Servicio de Oftalmología, Hospital General de Agudos Dr. Ignacio Pirovano, Buenos Aires, Argentina.
  • María Agustina Borrone Servicio de Oftalmología, Hospital General de Agudos Dr. Ignacio Pirovano, Buenos Aires, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n3.175

Palavras-chave:

ceratocone, crosslinking, hidropisia, complicações, crianças

Resumo

Objetivo: Apresentar um caso clínico de hidropisia aguda em paciente pediátrico com ceratocone e descrever seu manejo.

Caso clínico: Paciente de sexo feminino, 13 anos, que consultou por diminuição da acuidade visual. O exame oftalmológico revelou diminuição da acuidade visual em ambos os olhos e afinamento corneano, estrias de Vogt e anel de Fleischer em ambos os olhos. Associado aos dados topográficos e à paquimetria, o quadro foi interpretado como ceratocone e optou-se por realizar o tratamento de crosslinking no olho direito. Às 72 horas apresentou hidropisia no olho esquerdo e um mês depois, quadro semelhante no direito. Ele está atualmente na lista de espera para um transplante de córnea devido a leucomas centrais.

Conclusão: Crosslinking é um tratamento de suporte para ceratocone, mas sua implementação e eficácia pediátrica ou puberal podem ser diferentes como neste caso.

Publicado

2022-09-19

Como Citar

[1]
Sacks, C., Villalobos, A., Grunberg, A., Simonetti, S. e Borrone, M.A. 2022. Complicação de ceratocone em paciente pediátrico. Oftalmología Clínica y Experimental. 15, 3 (Set. 2022). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n3.175.

Edição

Secção

Casos Clínicos