Síndrome de Tolosa-Hunt e COVID-19: sobre um caso

Autores

  • Marianela Dorronsoro Megavisión: Centro Privado de Oftalmología, Bahía Blanca, Buenos Aires, Argentina
  • Erna Giagante Megavisión: Centro Privado de Oftalmología, Bahía Blanca, Buenos Aires, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.150

Palavras-chave:

Síndrome de Tolosa-Hunt, oftalmoplegia dolorosa, COVID-19

Resumo

Objetivo: Descrever um caso de síndrome de Tolosa-Hunt e COVID-19. 
Descrição: Paciente do sexo masculino, 73 anos, hipertenso, que consultou por cefaleia e dor periorbitária esquerda de grande intensidade, de 10 dias de evolução e diplopia binocular de 7 dias de evolução. O exame oftalmológico revelou exotropia na posição primária do olhar associada à blefaroptose e limitação da adução do olho esquerdo, pupilas isocóricas, reflexos consensuais e fotomotores preservados, achados compatíveis com paralisia incompleta do terceiro nervo craniano esquerdo sem comprometimento pupilar. Os exames laboratoriais foram normais, exceto RT-PCR para SARS-CoV-2, que foi positivo. A ressonância magnética do encéfalo e das órbitas mostrou sutil realce assimétrico no seio cavernoso anterior, fissura orbital superior e ápice orbitário. O tratamento com corticosteroides orais foi estabelecido com boa resposta. 
Conclusão: Definir a síndrome de Tolosa-Hunt entre as inúmeras causas de oftalmoplegia dolorosa é um desafio diagnóstico que requer a exclusão de etiologias mais frequentes, algumas delas mais graves. Dada a atual situação de pandemia, e tendo em conta as várias manifestações clínicas associadas à COVID-19, o estudo desta entidade deverá incluir a infeção por SARS-CoV-2 bem como um historial de vacinação contra a mesma de forma a esclarecer melhor o potencial pós-infeccioso ou fenômenos autoimunes. 

Publicado

2022-06-23

Como Citar

[1]
Dorronsoro, M. e Giagante, E. 2022. Síndrome de Tolosa-Hunt e COVID-19: sobre um caso. Oftalmología Clínica y Experimental. 15, 2 (Jun. 2022). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.150.

Edição

Secção

Casos Clínicos