Descolamento seroso de retina com resolução cirúrgica
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n3.173Palavras-chave:
descolamento seroso de retina, coroidopatia serosa central, corticosteróides, vitrectomiaResumo
Objetivo: Mostrar os resultados de um caso de descolamento seroso de retina bilateral secundário a corticosteróides tratado por meio de vitrectomia pars plana.
Caso clínico: Apresenta-se o caso de um doente de sexo masculino, 56 anos, com antecedentes de transplante de medula óssea e tratamento com corticosteróides, intercorrente com um descolamento seroso de retina bilateral com grande exsudação fibrosa. O caso foi interpretado como coroidopatia serosa central atípica secundária a corticosteróides. Diante do agravamento do quadro e da impossibilidade de suspensão imediata da medicação corticoide devido à doença de base, foi realizada vitrectomia pars plana com tamponamento C3F8 e drenagem do conteúdo sub-retiniano. Bons resultados visuais foram obtidos com a aplicação da retina.
Conclusão: A vitrectomia pars plana precoce é uma abordagem terapêutica válida para descolamentos serosos com grandes quantidades de líquido sub-retiniano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.