Coroidopatia lúpica: a propósito de um caso
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n3.172Palavras-chave:
lupus eritematoso sistémico, coroidopatía ocular, nefritis, coroidopatía serosa central, desprendimiento seroso de retina, tomografía de coherencia ópticaResumo
Objetivo: Apresentação clínica de paciente com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico e diminuição da acuidade visual compatível com coroidopatia lúpica.
Caso clínico: Apresentamos um paciente de 38 anos com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico que deu entrada no serviço de clínica médica do hospital por apresentar alterações compatíveis com nefropatia lúpica sem nenhum tratamento. Durante a internação, a paciente intercorreu com diminuição da acuidade visual bilateral associada a descolamentos serosos bilaterais do epitélio pigmentar e do neuroepitélio no fundo dos olhos. Após a exclusão de vários diagnósticos diferenciais, chegou-se à conclusão diagnóstica de coroidopatia lúpica, que é uma manifestação rara com pouquíssimos casos relatados na literatura médica.
Conclusão: A coroidopatia lúpica é uma manifestação rara do lúpus eritematoso sistêmico que pode levar a um prognóstico ameaçador e merece atenção imediata. Ressalta-se a importância de pensar nesta entidade para chegar ao seu diagnóstico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.
