Angeíte hemorrágica bilateral idiopática de vasos congelados
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n3.171Palavras-chave:
angeíte hemorrágica de vasos congelados, vasculite retiniana idiopática bilateral, retinite idiopática bilateralResumo
Introdução: Relato de um caso clínico de angeíte hemorrágica bilateral de vasos congelados com exsudatos perivasculares em um homem de 28 anos, sem antecedentes, com diminuição súbita da visão em ambos os olhos sem achados sugestivos de patologia primária.
Caso clínico: Apresentamos o caso de um homem de 28 anos que consultou por perda de acuidade visual em ambos os olhos com um episódio febril de origem desconhecida como pródromo. O exame oftalmológico revelou sinais de vasculite com hemorragias perivasculares em ambos os olhos. Foram realizados estudos complementares oftalmológicos e sistêmicos, mas nenhum elemento sugestivo de patologia primária como causa da vasculite foi encontrado. Ele foi então diagnosticado com angeíte retiniana de vasos congelados idiopático com base em achados fundoscópicos e por retinofluoresceinografia.
Conclusão: Há pouca informação na literatura sobre esta patologia, razão pela qual o diagnóstico final costuma ser feito tardiamente, retardando também o tratamento oportuno. Daí a importância de ter em conta este tipo de condições em doentes previamente saudáveis, sem sintomas associados, que apresentam diminuição aguda da visão e vasculite hemorrágica no fundo dos olhos.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Consejo Argentino de Oftalmología
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.