Dilemas bioéticos en trasplante de córnea: su importancia en México y alrededor del mundo en 2021
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v15.n2.141Palavras-chave:
trasplante, córnea, bioética, MéxicoResumo
Dilemas bioéticos no transplante de córnea são um tema muito interessante e merecedor de análise, pois este é o tecido mais transplantado no mundo. Estatísticas internacionais indicam que para cada 70 pacientes que precisam de uma córnea, apenas um está disponível para transplante. O primeiro transplante de córnea do mundo foi feito em 1906, ou seja, há pouco mais de 100 anos. Em 2018, nos Estados Unidos, as listas de espera por etnia racial eram: 42% brancos, 29% afro-americanos, 19% hispânicos e latinos e 10% asiáticos. A desinformação documentada em todo o mundo sobre o transplante de córnea em estudantes, pacientes e funcionários permite uma visão clara da necessidade que existe nesse sentido. O objetivo é relatar os dilemas bioéticos em relação ao transplante de córnea e sua importância no México e no mundo em 2021. Foi documentado que o altruísmo e a doação por si só não são suficientes para gerar uma mudança importante diante do problema crescente. É preciso mais participação, transparência e compromisso.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Consejo Argentino de Oftalmología
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.