Termoterapia transpupilar subliminar com adjuvante verde de indocianina para o tratamento da vasculopatia polipoide da coróide
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n4.89Palavras-chave:
vasculopatia polipoide de coróide, termoterapia transpupilar subliminar, verde de indocianinaResumo
Objetivo: Relatar os resultados terapêuticos da termoterapia transpupilar (TTT) com indocianina verde para o tratamento da vasculopatia polipoide da coróide em uma série de casos.
Método: Foi realizado um estudo piloto, prospectivo, intervencionista e não comparativo de uma série de casos. Foram incluídos quatro olhos de quatro pacientes com diagnóstico clínico e por tomografia de coerência óptica (OCT) com vasculopatia polipoide de coróide entre janeiro e julho de 2019. Todos os casos apresentavam localização macular e eram refratários ao tratamento com bevacizumabe intravítreo, realizado previamente em duas ocasiões sem evidência funcional ou melhoria estrutural. Prosseguimos com injeção intravenosa de 0,5 mg/kg de indocianina verde e uma única sessão de TTT foi realizada cobrindo todo o complexo neovascular estimado por angiografia e angiografia OCT. Alterações na acuidade visual melhor corrigida e OCT foram registradas no diagnóstico, um mês e três meses após o tratamento. A injeção de aflibercepte foi considerada como terapia de resgate caso nenhuma melhora fosse observada.
Resultados: Foram incluídos 4 olhos de 4 pacientes nos quais foi evidenciada melhora estrutural com reabsorção completa do líquido sub-retiniano e redução da altura dos pólipos três meses após o procedimento. A melhora da acuidade visual foi observada em três olhos.
Conclusão: O uso de TTT com verde de indocianina foi um procedimento seguro e eficaz para o tratamento da vasculopatia polipoide da coróide nos casos relatados.
Palavras-chave: vasculopatia polipoide de coróide, termoterapia transpupilar subliminar, verde de indocianina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.