Manejo da retinite por citomegalovírus em pacientes com HIV/AIDS: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n4.86Palavras-chave:
citomegalovírus, retinite, HIV, AIDS, infecção oportunistaResumo
Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre retinite por citomegalovírus (CMV), descrever suas manifestações clínicas mais frequentes, sua relação com a contagem de linfócitos CD4 + e suas opções terapêuticas.
Material e métodos: Uma pesquisa eletrônica da literatura foi realizada seguindo as diretrizes do PRISMA. Foram utilizadas as palavras-chave: citomegalovírus, retinite, HIV, AIDS e infecção oportunista. Foram selecionados artigos em inglês ou espanhol, descrevendo as características da retinite por CMV em pacientes HIV+ e/ou com síndrome da imunodeficiência adquirida em pacientes maiores de 18 anos.
Resultados: 14 artigos foram selecionados para estudo. Estudos retrospectivos, revisões sistemáticas, um estudo prospectivo e uma apresentação de caso foram revisados. Os artigos analisados datam de 2000 a 2019. Foram incluídos 372 pacientes com HIV/AIDS e retinite por CMV. A faixa etária variou de 21 a 73 anos, 341 homens e 31 mulheres. A contagem de linfócitos CD4+ foi principalmente <100 células/µl. O método diagnóstico utilizado foi o fundo de olho por microscopia indireta com dilatação pupilar e os achados retinianos foram detalhados.
Conclusão: A retinite por CMV é uma doença cujo diagnóstico é clínico. É imprescindível a avaliação oftalmológica dos pacientes com HIV com contagem de linfócitos <50 células/µl, onde é mais provável o aparecimento da doença. As evidências mostram que o diagnóstico precoce está associado à redução de suas múltiplas complicações, principalmente do sistema visual.
Palavras-chave: citomegalovírus, retinite, HIV, AIDS, infecção oportunista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.