Tratamento cirúrgico do buraco macular: resultados anátomo-funcionais
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n1.44Palavras-chave:
buraco macular idiopático, vitrectomia, resultados anatômicos, resultados funcionaisResumo
Objetivos: avaliar a eficácia do tratamento cirúrgico no buraco macular idiopático por meio de resultados anatômicos e funcionais.
Materiais e métodos: em uma análise observacional retrospectiva, pacientes com diagnóstico de buraco macular idiopático foram operados no Centro de Ojos Quilmes (Buenos Aires, Argentina) de fevereiro de 2018 a setembro de 2019 pelo mesmo cirurgião. Todos os pacientes foram submetidos à vitrectomia com retirada da membrana limitante interna, enquanto para orifícios retinianos maiores que 400 mícrons, a técnica foi combinada com massagem intra-retiniana e abordagem das bordas. Parâmetros anatômicos (por meio de tomografia de coerência óptica) e parâmetros funcionais (por meio da acuidade visual) foram avaliados.
Resultados: foram incluídos 43 olhos de 37 pacientes com idade média de 61,5 (41-82) anos. O fechamento anatômico foi obtido em 31 olhos (72,1%) e a acuidade visual também melhorou em 31 (72,1%); não se alterou em 9 olhos e piorou em 3 casos, partindo de 0,70 ± 0,46 logMAR no pré-operatório e obtendo 0,41 ± 0,43 logMAR seis meses após a cirurgia, com diferença estatisticamente significativa (p = 0,001).
Conclusões: Em nossa experiência —coincidente com resultados reportados em séries internacionais—, a indicação cirúrgica no buraco macular idiopático mostrou melhorar os parâmetros anátomo-funcionais e prevenir a progressão de uma doença potencialmente incapacitante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.