Consenso Latino-americano sobre Lubrificantes Oculares e Olho Seco (LUBOS)
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v17.nS1Esp.360Palavras-chave:
filme lacrimal, superfície ocular, olho seco, lágrimas artificiais, lubrificantes oculares, consenso, América LatinaResumo
O fluido lacrimal possui uma composição complexa que lhe permite cumprir múltiplas funções, como funções ópticas, lubrificantes, imunológicas, endócrinas e neurotróficas, essenciais para a saúde visual. A alteração dos seus componentes, tanto em qualidade quanto em quantidade, afetará a sua homeostase, afetando também a superfície ocular, determinando uma patologia denominada “olho seco”. O olho seco tem uma elevada prevalência global, que por sua vez está aumentando devido a aspectos ambientais (principalmente uso de telas) e também, devido ao aumento da expectativa de vida. Existem vários produtos para o seu tratamento, mas os lubrificantes – genericamente conhecidos como “lágrimas artificiais” – são essenciais. Existe uma grande variedade de formulações de lubrificantes com diferentes indicações que, se utilizadas de forma adequada e de acordo com o tipo e grau de gravidade do olho seco, permitem uma personalização eficaz do tratamento. Considerando a complexidade e relevância deste tema, foi formado o Grupo Latino-Americano de Estudos sobre Lubrificantes e Olho Seco (LUBOS). O presente trabalho é um consenso feito com o objetivo de criar um algoritmo diagnóstico e terapêutico para olho seco, focado no uso adequado de lubrificantes e orientado de forma prática para o oftalmologista geral. Palavras-chave: filme lacrimal, superfície ocular, olho seco, lágrimas artificiais, lubrificantes oculares, consenso, América Latina.
Referências
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Consejo Argentino de Oftalmología
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.