Artéria ciliorretiniana aberrante
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v16.n02.235Palavras-chave:
artéria ciliorretiniana aberranteResumo
O suprimento arterial da retina é feito através de sua artéria central, exceto em casos pontuais que apresentam uma artéria ciliorretiniana que contribui para o suprimento vascular da área macular. Variantes anatômicas vasculares arteriais retinianas são excepcionais1.
Apresentamos o caso de um homem de 58 anos que, em exame de rotina, descobriu uma artéria ciliorretiniana aberrante. É um ramo que se origina atrás do nervo óptico e vai direto para a mácula e pouco antes de chegar se divide em dois ramos que abraçam a mácula em configuração em "Y" com um trajeto anormalmente longo, até a retina periférica, se cruza com o ramo temporal superior e com o inferior. Postula-se que, devido ao seu calibre e área de trajetória, poderia ter um papel de suprimento vascular não apenas para a área macular, mas também para a retina periférica temporal. O paciente é assintomático e foi um achado casual.
Downloads
Referências
Awan KJ. Arterial vascular anomalies of the retina. Arch Ophthalmol 1977; 95: 1197-120.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Consejo Argentino de Oftalmología

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.