Resultados refrativos após cirurgia de catarata com implante de lente intraocular em pacientes com mais de 40 anos

Autores

  • Alejandra B. Miranda Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Juan A. Dalmagro Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Carla D. Guantay Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Alejandro González Castellanos Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Priscila M. Viotto Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Evangelina Espósito Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Julio A. Urrets Zavalía Servicio de Oftalmología, Clínica Universitaria Reina Fabiola, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n4.88

Palavras-chave:

cirurgia de catarata, facoemulsificação, refração, comprimento axial

Resumo

Objetivos: Determinar os resultados refrativos após cirurgia de catarata em pacientes com mais de 40 anos e a influência do comprimento axial e da idade.
Métodos: Estudo observacional, retrospectivo e analítico. Foram analisados pacientes com mais de 40 anos de idade submetidos à cirurgia de catarata por facoemulsificação e implante de lente intraocular entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de julho de 2018. A acuidade visual e a refração subjetiva foram analisadas um mês após a cirurgia, o erro refrativo pós-operatório, o comprimento axial e a idade dos pacientes no momento da cirurgia. O teste de Mann-Whitney e a correlação de Spearman foram usados para a associação das variáveis, com p <0,05 de significância estatística.
Resultados: Foram incluídos 87 olhos de 62 pacientes com idade média de 72,89 ± 9,38 anos. A acuidade visual não corrigida média, um mês após a cirurgia, foi de 0,20 ± 0,22 logMAR. O erro refrativo médio foi +0,34 ± 0,38 dioptrias (D) e a média do seu valor absoluto foi 0,42 ± 0,29D. A prevalência de erro refrativo menor ou igual a 1D foi de 96,5%. O erro refrativo pós-operatório absoluto não teve associação estatisticamente significativa com o comprimento axial (p= 0,55) ou com a idade (p= 0,91). Em contraste, a acuidade visual pós-cirúrgica foi estatisticamente associada ao comprimento axial (p= 0,01) e à idade (p< 0,02).
Conclusões: Neste trabalho descobrimos que a idade e o comprimento axial influenciaram a acuidade visual pós-operatória; entretanto, a influência desses elementos no erro refrativo não pôde ser demonstrada.

Palavras-chave: cirurgia de catarata, facoemulsificação, refração, comprimento axial.

Publicado

2021-12-17

Como Citar

[1]
Miranda, A.B. , Dalmagro, J.A. , Guantay, C.D. , González Castellanos, A. , M. Viotto, P. , Espósito, E. e Urrets Zavalía, J.A. 2021. Resultados refrativos após cirurgia de catarata com implante de lente intraocular em pacientes com mais de 40 anos. Oftalmología Clínica y Experimental. 14, 4 (Dez. 2021). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n4.88.

Edição

Secção

Artículos Originales

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.