Avaliação do efeito terapêutico de uma nova formulação hipotensora em um modelo de glaucoma em coelhos

Autores

  • Mariana Andrea Guaycochea Cátedra de Física Biomédica, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • Carolina del Valle Bessone Unidad de Investigación y Desarrollo en Tecnología Farmacéutica (UNITEFA-CONICET), Departamento de Ciencias Farmacéuticas, Facultad de Ciencias Químicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • Lucía Bacigalupo Cátedra de Física Biomédica, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • David Cremonezzi 1º Cátedra de Patología, Hospital Nacional de Clínicas, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • Daniel Allemandi Unidad de Investigación y Desarrollo en Tecnología Farmacéutica (UNITEFA-CONICET), Departamento de Ciencias Farmacéuticas, Facultad de Ciencias Químicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • Vilma Campana Cátedra de Física Biomédica, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.
  • Luis Ignacio Tártara Cátedra de Física Biomédica, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n3.76

Palavras-chave:

glaucoma experimental, farmacoterapia ocular, cubossomos, latanoprosta, hipertensão ocular

Resumo

Objetivo: Avaliar e comparar a eficácia e a toxicidade de uma formulação hipotensora ocular composta por cristais líquidos liotrópicos nanométricos (cubossomos) (CLL) e latanoprosta 0,005% (LT) em um modelo de glaucoma em coelhos.
Materiais e métodos: Foram utilizadas 24 coelhas divididas em quatro grupos: 1) normotensos oculares (NTO) tratado com CLL-LT; 2) NTO tratado com LT comercial (Louten® solução); 3) hipertensos oculares (HTO) tratados com CLL-LT, e 4) HTO tratados com LT comercial. A indução do modelo de glaucoma foi realizada com injeção de 0,1 ml de α-quimiotripsina (3 mg/ml) na câmara posterior do olho direito. O método de administração do tratamento foi com uma única injeção subconjuntival (50 µl) das formulações em estudo. Eles foram avaliados medindo a PIO uma vez por dia durante uma semana, bem como a avaliação clínica. Os dados foram analisados por meio do teste t para amostras independentes, considerando p <0,05 para diferenças significativas.
Resultados: Os CLL-LT diminuíram a PIO em coelhos HTO ~ 20% e em NTO ~ 25%. Comparado com a solução comercial, o CLL-LT gerou uma redução maior (p <0,05). A irritação inicial pós-injeção diminuiu em 24 horas.
Conclusão: O CLL-LT mostrou-se mais eficaz na redução da PIO do que a solução comercial em coelhos NTO e HTO, sem apresentar dano permanente à superfície ocular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2021-09-22

Edição

Secção

Artigos Originais

Como Citar

[1]
2021. Avaliação do efeito terapêutico de uma nova formulação hipotensora em um modelo de glaucoma em coelhos. Oftalmología Clínica y Experimental. 14, 3 (Set. 2021). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n3.76.

Artigos Similares

1-10 de 259

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.