Oclusão bilateral da veia retiniana em um paciente com hipertensão arterial pulmonar

Autores

  • María Lucía Urani Hospital Nacional de Clínicas, Facultad de Ciencias Médicas de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.
  • Matías Osaba Facultad de Ciencias de la Salud, Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
  • Fernando Antonio Vettorazzi Hospital Nacional de Clínicas, Facultad de Ciencias Médicas de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n2.58

Palavras-chave:

macitentan, tomografia de coerência óptica, oclusão da veia central da retina, edema macular, hipertensão arterial pulmonar primária

Resumo

Objetivo: Descrever uma oclusão bilateral da veia central retiniana secundária à hipertensão arterial pulmonar primária.
Reporte do caso: Realizou-se um exame clínico e oftalmológico completo na paciente, juntamente com fundo de olho, tomografia de coerência óptica e angiografia com fluoresceína. A cateterização da artéria pulmonar confirmou o diagnóstico da doença de base. A paciente é uma mulher de 27 anos que foi no serviço de urgências com diminuição da acuidade visual bilateral em combinação com dispneia grau III e cianose periférica. Cateterismo, exame clínico e oftalmológico confirmaram o diagnóstico de oclusão da veia central retiniana bilateral secundária à hipertensão arterial pulmonar primária. O tratamento estabelecido para o edema macular foi de três doses de ranibizumabe no olho direito e o tratamento para a doença de base foi o uso de macitentano 10 mg por via oral ao dia.
Conclusão: A oclusão da veia central retiniana bilateral é uma das consequências oftalmológicas desta doença sistêmica que o oftalmologista deve levar em consideração. Além disso, o tratamento com macitentan irá intervir na rápida recuperação das consequências oftalmológicas, agindo de forma eficiente na patologia subjacente.

Publicado

2021-06-15

Como Citar

[1]
Urani, M.L. , Osaba, M. e Vettorazzi, F.A. 2021. Oclusão bilateral da veia retiniana em um paciente com hipertensão arterial pulmonar. Oftalmología Clínica y Experimental. 14, 2 (Jun. 2021). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v14.n2.58.

Edição

Secção

Casos Clínicos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)