Resultados visuais e refrativos de curto prazo com implantação de lente intraocular tórica

Autores

  • Belén María Meehan Valdés Servicio de Oftalmología (SOF), Córdoba, Argentina
  • Sebastián Basualdo Servicio de Oftalmología (SOF), Buenos Aires, Argentina
  • Jeremías Galletti Instituto de Medicina Experimental (CONICET-Academia Nacional de Medicina), Buenos Aires, Argentina
  • María Fernanda Puccio Servicio de Oftalmología (SOF), Córdoba, Argentina
  • Adriana Mutilva Servicio de Oftalmología (SOF), Córdoba, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v13.n4.36

Palavras-chave:

astigmatismo, catarata, lente intraocular tórica

Resumo

Objetivo: Avaliar os resultados visuais e refrativos em curto prazo após o implante de lente intraocular (LIO) monofocal tórica para correção de astigmatismo corneano regular pré existente em cirurgias de catarata.
Métodos: Foi realizado um estudo observacional retrospectivo em clínicas privadas (Serviço de Oftalmologia [SO] de Córdoba e Buenos Aires, Argentina) entre setembro de 2018 e setembro de 2019 para pacientes operados de catarata com implante de LIO tórica. A lente utilizada para o estudo foi monofocal, peça única asférica e com superfície tórica no plano anterior (VisTor®, Hanita Lenses, Israel). Astigmatismo refrativo pré cirúrgico e corneano (cilindro) e astigmatismo refrativo pós operatório (cilindro residual) foram avaliados em seis semanas. As acuidades visuais (AV) pré cirúrgicas e pós operatórias foram avaliadas em seis semanas usando o pôster de Snellen, que foi posteriormente convertido em unidades logMAR. Os dados foram analisados por meio do software RMedic, o teste T e/ou teste de Wilcoxon foram usados e um p menor que 0,05 foi considerado estatisticamente significativo.
Resultados: foram incluídos 11 pacientes (16 olhos). Houve diferença estatisticamente significativa entre os valores pré e pós operatórios tanto da VA quanto do astigmatismo. O astigmatismo refrativo residual médio foi de 0,8 D (± 0,39), com um máximo de 1,75 D e um mínimo de 0,25 D. A redução média do astigmatismo foi 1,58 ± 0,65 D. Uma redução média da melhor acuidade visual não corrigida (NCAM) logMAR de 0,44, uma redução média do logMAR BCAM de 0,16.
Conclusão: A lente intraocular tórica VisTor® da Hanita apresentou resultados visuais pós cirúrgicos satisfatórios e corrigiu o astigmatismo corneano pré existente. Este é o primeiro trabalho científico publicado nesta lente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-12-10

Edição

Secção

Artigos Originais

Como Citar

[1]
2020. Resultados visuais e refrativos de curto prazo com implantação de lente intraocular tórica. Oftalmología Clínica y Experimental. 13, 4 (Dez. 2020). DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v13.n4.36.

Artigos Similares

1-10 de 165

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.