Melanoma coroide: revisão sistemática

Autores

  • Andreas Di Luciano Departamento de Retina, Asociación para Evitar la Ceguera en México IAP, Ciudad de México, México
  • Agustina Adaniya Departamento de Retina, Asociación para Evitar la Ceguera en México IAP, Ciudad de México, México
  • Virgilio Morales-Cantón Departamento de Retina, Asociación para Evitar la Ceguera en México IAP, Ciudad de México, México
  • Emiliano Becerra Práctica privada, Neuquén, Argentina.
  • Vidal Soberón Departamento de Retina, Asociación para Evitar la Ceguera en México IAP, Ciudad de México, México

DOI:

https://doi.org/10.70313/2718.7446.v13.n2.15

Palavras-chave:

melanoma uveal, melanoma coroide, retina, revisão sistemática

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre o melanoma coroide para avaliar suas características epidemiológicas, clínicas, genéticas, opções terapêuticas e seu prognóstico.
Materiais e métodos: realizou-se uma pesquisa eletrônica nas bases de dados PubMed e Medline e foram utilizadas as palavras chave: uveal melanoma, choroidal melanoma, treatment, epidemiology, genetics. Os critérios de inclusão foram: ensaios clínicos, ensaios controlados aleatórios, meta-análise e revisões sistemáticas. Incluíram-se artigos publicados em revistas com controle por pares, artigos em espanhol e inglês e não houve limitação para data de publicação. Os critérios de exclusão foram: artigos publicados por editoriais, opinião de expertos, comunicação de congressos, artigos não publicados em revistas com revisão de pares e artigos em línguas diferentes ao inglês ou espanhol.
Resultados: encontraram-se 295 artigos que cumpriam com os critérios de seleção, publicados entre 1974 e 2019. Incluíram-se na revisão um total de 66 artigos que foram reagrupados em: ensaios clínicos aleatórios e/ou controlados (n=16), estudos epidemiológicos (n=20), estudos clínico-diagnósticos (n=22) e estudos genéticos (n=7).
Conclusões: Embora o melanoma coroide é considerado uma patologia infrequente, é de suma importância para o oftalmologista suspeitar da sua presencia, diagnosticá-la e derivá-la quando seja preciso devido a suas altas taxas de mortalidade. Tanto sua incidência quanto sua mortalidade têm se mantido estáveis apesar das mudanças nos tratamentos. A doença disseminada ainda não tem tratamento. O trabalho multidisciplinar é fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-06-26

Edição

Secção

Artigos Originais

Como Citar

[1]
2020. Melanoma coroide: revisão sistemática. Oftalmología Clínica y Experimental. 13, 2 (Jun. 2020), 68–81. DOI:https://doi.org/10.70313/2718.7446.v13.n2.15.

Artigos Similares

1-10 de 189

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)