Nódulos de Yasunari
marcador específico de neurofibromatose tipo 1
DOI:
https://doi.org/10.70313/2718.7446.v16.n02.231Palavras-chave:
Nódulos de Yasunari, neurofibromatose tipo 1, infravermelho, doenças da coroideResumo
Objetivo: A neurofibromatose tipo 1 (NF1) é um transtorno genético autossômico dominante. O seu envolvimento ocular é uma manifestação frequente, sendo a coroide uma das estruturas mais comumente afetadas. O diagnóstico de envolvimento da coroide na NF1 é crucial para o manejo oftalmológico adequado desses pacientes.
Relato de caso: Paciente do sexo feminino, 34 anos, atendida em nosso hospital, encaminhada pelo serviço de dermatologia. Ao exame, sua melhor acuidade visual corrigida era 20/20 e o exame de lâmpada de fenda era normal em ambos os olhos. O exame de fundo de olho revelou múltiplos nódulos, que foram melhor visualizados na imagem infravermelha.
Conclusão: Os nódulos de Yasunari são considerados um marcador específico da NF1, pelo que a sua deteção é relevante para o diagnóstico do envolvimento da coroide e para a abordagem adequada nestes doentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Consejo Argentino de Oftalmología
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Con esta licencia no se permite un uso comercial de la obra original, ni la generación de obras derivadas. Las licencias Creative Commons permiten a los autores compartir y liberar sus obras en forma legal y segura.